Tetraedro:
ploygon/3/edge/0,0/1,0
vports/ fourleft 3d
la/new/tetraedro/cor1
3dface/seleccionar os três vértices do triângulo
erase/all/remove/last
mirror para construir as outras três faces
mudar ucs para fazer os circulos de rotação das faces e achar o ponto de intercepção
comando "align" para colocar as faces no sitio
Podemos também colocar apenas uma das faces com o comando "array" e depois utilizar o "polar array" para as restantes.
Dodecaedro:
nova layer dodecaedro cor 2
freeze da layer "tetraedro"
polygon/5/edge/0,0/1,0
3dface/seleccionar 2 vértices sequênciais/I/próximo vértice e vértice oposto/seleccionar vértice que falta
Erase/'filter
polyline add to list
mirror para criar duar faces adjacentes
line (desde os vértices adjacentes) perpendicular a charneira (nos dois pentagonos)
mudar os ucs para fazer as circunferências de rotação das faces
align para colocar uma das faces no lugar
apagar o resto
circle/3p (fazer circulo a volta do primeiro pentagono)
array/polar
copy desta forma para o lado e utilizar o comando "align" para fechar a forma
Sem comentários:
Enviar um comentário